Língua Portuguesa - 501

Recado


Olá famílias, tudo bem? 

Algumas "datas que não aparecem" foram leitura e interpretação de textos feitos no livro.




Avaliação de: Língua Portuguesa

Dia: 29/09/2023

Mais informações >> Agenda


==========================================================

25 de setembro

ATIVIDADES


1) complete as frases com os pronomes possessivos

a) Eu levo __________ malas.

b) Tu achaste __________ lápis?

c) Nós estudamos __________ lição?

d) Recebi ajuda __________ amiga.

e) Cuidamos bem de __________ cadernos, por isso estão conservados.

f) Como está  __________ mãe? E __________ pai?

g) Você usa muito  __________  lápis?


2) Complete com pronomes demonstrativos do quadro


aquelas        estas        essas


a) Eu estava ajudando __________ crianças. (estando junto comigo).

b) Eu estava ajudando __________ crianças. (junto de outra pessoa).

c) Eu estava ajudando __________ crianças. (longe de mim e da outra pessoa).


3) Leia as frases e assinale as alternativas corretas:

a) Este dinheiro é meu. O seu você já gastou.

b) Aquele livro é de alguém? Ele se parece com o meu.

(   ) Esteseu e meu são pronomes demonstrativos.

(   ) Alguém é pronome indefinido.

(   ) Meu e aqueles são pronomes possessivos.

(   ) Aquele e estes são pronomes demonstrativos.


TAREFA

1) Complete as frases com as palavras de sentido oposto ao da palavra destacada.

a) Quem __________ quer, nada tem.

b) Ninguém se oferece? Preciso de __________ para me ajudar.

c) Tenho muitas revistas, mas __________ livros.

* Como são classificadas as palavras destacadas?

_____________________________________________________________


2) Circule os pronomes nas frases.

a) Comprei alguns livros para dar a cada uma das crianças.

b) Todos viajaram

c) Vários alunos faltaram hoje, cada qual por um motivo.

d) Poucas pessoas gostaram do filme.

==========================================================

21 de setembro

ATIVIDADES


1) Separe o sujeito do predicado nas orações abaixo:


a) Caroline e Maiara viajaram para São Paulo.

Sujeito: __________________________________________________________

Predicado: _______________________________________________________


b) Joana, Ana e Bárbara foram à uma festa de aniversário.

Sujeito: __________________________________________________________

Predicado: _______________________________________________________


c) Todas as crianças ganham picolé.

Sujeito: __________________________________________________________

Predicado: _______________________________________________________


d) Os gatos estão doentes.

Sujeito: __________________________________________________________

Predicado: _______________________________________________________


e) Maria é uma criança feliz.

Sujeito: __________________________________________________________

Predicado: _______________________________________________________


f) Cristina, Flávia e Nádia foram ao cinema.

Sujeito: __________________________________________________________

Predicado: _______________________________________________________


g) Nós assistiremos uma partida de futebol.

Sujeitoi __________________________________________________________

Predicado: _______________________________________________________


h) O mar está muito agitado.

Sujeito: __________________________________________________________

Predicado: _______________________________________________________


i) Catarina adora brincar com seus amigos.

Sujeito: __________________________________________________________

Predicado: _______________________________________________________


j) Os livros e os cadernos estão sobre a mesa.

Sujeito: __________________________________________________________

Predicado: _______________________________________________________

==========================================================

18 de setembro

ATIVIDADES


1)  Relacione os numeros com as alternativas correspondente:

(1) Pronomes Possessivos

(2) Pronomes Demonstrativos

(3) Pronome Indefinido


a) (   ) Indica a posição dos seres em relação às pessoas.

b) (   ) Indica a ideia de posse.

c) (   ) Indica um ser ou uma quantidade de modo vago, impreciso.


Trabalhando a Ortografia


Sufixos: -ando, -endo, -indo e -ondo.


trabalhAR = trabalhANDO

escrevER = escrevENDO

sentIR = sentINDO

supOR = supONDO


2) Acrescente ANDO, ENDO, INDO e ONDO nas palavras abaixo


a) estudar:

b) acontecer:

c) permitir:

d) compor:

e) chorar:

f) partir:

g) esquecer:

h) esquecer:

i) opor:

j) dividir:

k) aprender:

l) criar:

m) propor:

n) respirar:

o) dormir:

p) merecer:

q) decompor:


Oração: Sujeito e Predicado



Oração: é uma palavra ou um grupo de palavras que transmitem um pensamento.

As orações sempre tem um verbo.


Numa oração, há geralmente 2 elementos importantes: o sujeito e o predicado.


Observe:


O juiz resolveu a questão.


Quem resolveu a questão? O juiz.

O juiz é o sujeito da oração.

Sujeito é o ser do qual se diz alguma coisa.


O que fez o juiz? Resolveu a questão.

Resolveu a questão é o predicado da oração.

Predicado é aquilo que se diz do sujeito.


Para achar o sujeito perguntamos "quem?" ao predicado.

Para achar o predicado perguntamos "o que?" ao sujeito.


ATIVIDADES


1) Sublinhe o predicado da oração e circule o sujeito.


a) Lucas mandou pintar sua casa

b) Meus irmãos foram à escola pela manhã.

c) Carlos costuma fazer ginástica logo cedo.

d) Ela estudou toda a lição

e) Maria Clara trabalha no restaurante. 

==========================================================

14 de setembro


2) Circule os pronomes demonstrativos, possessivos e indefinidos que aparecem no texto a seguir:


Hoje eu cheguei em casa cedo. Gabi e Serginho ainda não voltaram do colégio. Minha mãe está no trabalho. Joice saiu daqui para as compras. Gosto muito de ficar sozinho. O apartamento é pequeno para muita gente. Mais hoje esse silêncio e essa solidão estão me dando uma tristeza.


Agora, separe os pronomes circulados nos itens abaixo:


Pronomes Demonstrativos: ___________________________________________

Pronomes Possessivos: ______________________________________

Pronomes Indefinidos: _______________________________________


3) Sublinhe os pronomes em seguida classifique-os:

a) Minha tia ganhou uma viagem.

b) Poucas pessoas conhecem conhecem este ator.

c) Meu irmão namora aquela garota.

d) Seus cabelos eram longos.

e) Aquele menino está muito doente.

f) Arrume suas coisas para irmos embora.


4) Complete com os pronomes do quadro.


        tanto          vários          diversos          alguém


a) Puxa! Nunca comi __________ chocolate.

b) Na mesa havia  __________ brinquedos. 

c) Comprei __________ pares de sapato.

d)  __________ quer entrar?

==========================================================

11 de setembro


Pronomes: Possessivos, Demonstrativos e Indefinidos



Pronomes Possessivos


De minha cama, vejo uma luz azulada.

Explica seu medo de engarrafamento.


As palavras minhas e seu são pronomes possessivos.


Pronomes Possessivos são os pronomes que indicam posse.


 

Singular

1ª pessoa => meu, minha, meus, minhas.

2ª pessoa => teu, tua, teus, tuas.

3ª pessoa => seu, sua, seus, suas. (dele)


Plural:

1ª pessoa => nosso, nossa, nossos, nossas.

2ª pessoa => vosso, vossa, vossos, vossas.

3ª pessoa => seu, sua, seus, suas. (deles)


Pronomes Demonstrativos


Esse lápis é seu.

Este livro é meu.

Aquele é meu amigo Eduardo.


Pronomes Demosntrativos são aqueles que indicam o lugar, a posição das coisas, das pessoas, etc. Em relação à pessoa que fala.


 

Este, Esta, Isto, Estes, Estas 

Quando as pessoas ou coisas estão perto de quem fala.

Esse, Essa, Isso, Esses, Essas 

Quando as pessoas ou coisas estão perto da pessoa com quem se fala.


Aquele, Aquelas, Aquilo, Aqueles, Aquelas

Quando as pessoas ou coisas estão longe da pessoa que fala e com quem se fala.


Pronomes Indefinidos


Poucas pessoas conhecem a história.

A palavra poucas é um Pronomes Indefinidos.


Pronomes Indefinidos são aqueles que se referem ao substantivo, dando uma ideia vaga, imprecisa, indefinida.


 

Algo, alguém, algum, alguma, alguns, algumas;

Nada, ninguém, nenhuma, nenhum, nenhuns, nenhumas;

Tudo, todo, toda, todos, todas;

Cada, qualquer, quaisquer;

Certo, certa, certos, certas;

Mais, menos, muito, muita, muitos, muitas;

Pouco, pouca, poucos, pouca;

Tanto, tanta, tantos, tantas;

Quanto, quanta, quantos, quantas;

Outrem, outro, outra, outros, outras;

Vários, várias;

Diversos, diversas.

ATIVIDADE


1) Sublinhe os Pronomes Demonstrativos:

a) Este lugar é excelente.

b) Vamos conversar com aquelas pessoas?

c) Quem faz isso?

d) É seu esse carro?

==========================================================

04 de setembro


Ditado de Ortografia: ge  e gi.

geladeira

giz

girassol

geada

gibi

tigela

geléia

magia

colégio

gênio

==========================================================

21 de agosto

 

1) Preencha o quadro.



Palavras


brasileiro

livraria

cresceu

Separação Silábica

bra-si-lei-ro

li-vra-ria

cres-ceu

Encontro Consonantal

br

vr

cr

Encontro Vocálico

ei

ia

eu

 

2) Complete a seguir utilizando as palavras do quadro:

a) A nova _________________ foi inaugurada ontem.

b) Uma bela árvore _________________na área desmatada.

c) Quem nasceu no Brasil é __________________________.

==========================================================

17 de agosto

 

O encontro consonantal pode ocorrer:

 

Na mesma sílaba

Em sílabas separadas

primeiros

padrinhos

criança

controle

pri-mei-ros

pa-dri-nhos

cri-an-ça

con-tro-le

cesta

adultos

mesma

resolveram 

ces-ta

a-dul-tos

mes-ma

re-sol-ve-ram

 

Fique que por dentro!

 

Quando indicarem nasalização da vogal anterior, as consoantes m e n não formarão encontro consonantal. A vogal se torna nasal porque parte do ar sai pelo nariz quando é pronunciada Exemplos: atenção, criança. Chamamos o encontro de duas letras que representam um único som de dígrafo.

 

1) Leia o texto abaixo, separe as silabas das palavras destacadas e circule os encontros consonantais delas.

 

O computador na escola

Para estudar

 

O computador é uma ferramenta de comunicação, de lazer e também de trabalho. Além de agilizar uma pesquisa escolar, por meio da internet, você pode redigir um trabalho (se os seus professores o aceitarem digitado no computador), ou utilizá-lo para projetar sobre tela imagens e textos referentes a um trabalho apresentado em classes. 

Meu computador, a internet... e eu!, de Jerome Colombain.

Tradução de Adriana de Oliveira, São Paulo: Escala Educacional, 2008.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2) Acrescente nas palavras seguintes as letras indicadas e forme outras pala- vras. Veja os exemplos.

 

г

l

 

a) pata: _prata_      

b) gato: _______________

c) faca: _______________

d) fio: ________________

e) feio: ________________

 

 

     f) caro: _claro_

     g) caridade: ____________

     h) for: _________________

     i) puma: _______________

     j) pano: _______________

 

==========================================================

21 de agosto


Pesquisar para amanhã:


concerto:

conserto:

==========================================================

15 de agosto

 

Aprendendo gramática: Encontro consonantal

 

Leia este trecho do texto e observe as letras destacadas nas palavras.

 

"Nos primeiros meses, o casal, os tios, os avós e os padrinhos cuidaram da criança sem dar atenção para o tal aparelho, que ficou esquecido na cesta. Tudo era festa!

Depois de muito choro, pouco sono, sustos e fraldas cada ver mais recheadas de xixicoco, a festa já não era a mesma. Os adulto resolveram que era hora de testar o controle remoto e tornar a vida mais fácil"


 

O encontro de duas ou mais consoantes em uma palavra

é chamado de encontro consonantal.


==========================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.. Formação da @ElaineChristinaProfessora

Minha foto
Estudante, Mãe e Professora!
Formação Acadêmica:
* Especialista em: (2019) Desenvolvimento Regional e (2016) Arte e Educação.
* Licenciada em: (2016) Artes Visuais e (2016) Pedagogia.
* Bacharel em: (2004) Secretariado Executivo.
* Técnico em: (1997) Contabilidade.
Professora de Pedagogia: Educação Infantil e Fundamental 1 (Anos Iniciais).
Professora de Arte: Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio.

Contatos:
+55 48 98432-3050 (whatsapp)
elainechristinaprofessora@gmail.com
Tubarão – SC – Brasil