Recado
Olá famílias, tudo bem?
Algumas "datas que não aparecem" foram leitura e interpretação de textos feitos no livro.
==========================================================
25 de setembro
ATIVIDADES
1) complete as frases com os pronomes possessivos
a) Eu levo __________ malas.
b) Tu achaste __________ lápis?
c) Nós estudamos __________ lição?
d) Recebi ajuda __________ amiga.
e) Cuidamos bem de __________ cadernos, por isso estão conservados.
f) Como está __________ mãe? E __________ pai?
g) Você usa muito __________ lápis?
2) Complete com pronomes demonstrativos do quadro
aquelas estas essas
a) Eu estava ajudando __________ crianças. (estando junto comigo).
b) Eu estava ajudando __________ crianças. (junto de outra pessoa).
c) Eu estava ajudando __________ crianças. (longe de mim e da outra pessoa).
3) Leia as frases e assinale as alternativas corretas:
a) Este dinheiro é meu. O seu você já gastou.
b) Aquele livro é de alguém? Ele se parece com o meu.
( ) Este, seu e meu são pronomes demonstrativos.
( ) Alguém é pronome indefinido.
( ) Meu e aqueles são pronomes possessivos.
( ) Aquele e estes são pronomes demonstrativos.
TAREFA
1) Complete as frases com as palavras de sentido oposto ao da palavra destacada.
a) Quem __________ quer, nada tem.
b) Ninguém se oferece? Preciso de __________ para me ajudar.
c) Tenho muitas revistas, mas __________ livros.
* Como são classificadas as palavras destacadas?
_____________________________________________________________
2) Circule os pronomes nas frases.
a) Comprei alguns livros para dar a cada uma das crianças.
b) Todos viajaram
c) Vários alunos faltaram hoje, cada qual por um motivo.
d) Poucas pessoas gostaram do filme.
==========================================================
21 de setembro
ATIVIDADES
1) Separe o sujeito do predicado nas orações abaixo:
a) Caroline e Maiara viajaram para São Paulo.
Sujeito: __________________________________________________________
Predicado: _______________________________________________________
b) Joana, Ana e Bárbara foram à uma festa de aniversário.
Sujeito: __________________________________________________________
Predicado: _______________________________________________________
c) Todas as crianças ganham picolé.
Sujeito: __________________________________________________________
Predicado: _______________________________________________________
d) Os gatos estão doentes.
Sujeito: __________________________________________________________
Predicado: _______________________________________________________
e) Maria é uma criança feliz.
Sujeito: __________________________________________________________
Predicado: _______________________________________________________
f) Cristina, Flávia e Nádia foram ao cinema.
Sujeito: __________________________________________________________
Predicado: _______________________________________________________
g) Nós assistiremos uma partida de futebol.
Sujeitoi __________________________________________________________
Predicado: _______________________________________________________
h) O mar está muito agitado.
Sujeito: __________________________________________________________
Predicado: _______________________________________________________
i) Catarina adora brincar com seus amigos.
Sujeito: __________________________________________________________
Predicado: _______________________________________________________
j) Os livros e os cadernos estão sobre a mesa.
Sujeito: __________________________________________________________
Predicado: _______________________________________________________
==========================================================
18 de setembro
ATIVIDADES
1) Relacione os numeros com as alternativas correspondente:
(1) Pronomes Possessivos
(2) Pronomes Demonstrativos
(3) Pronome Indefinido
a) ( ) Indica a posição dos seres em relação às pessoas.
b) ( ) Indica a ideia de posse.
c) ( ) Indica um ser ou uma quantidade de modo vago, impreciso.
Trabalhando a Ortografia
Sufixos: -ando, -endo, -indo e -ondo.
trabalhAR = trabalhANDO
escrevER = escrevENDO
sentIR = sentINDO
supOR = supONDO
2) Acrescente ANDO, ENDO, INDO e ONDO nas palavras abaixo
a) estudar:
b) acontecer:
c) permitir:
d) compor:
e) chorar:
f) partir:
g) esquecer:
h) esquecer:
i) opor:
j) dividir:
k) aprender:
l) criar:
m) propor:
n) respirar:
o) dormir:
p) merecer:
q) decompor:
Oração: Sujeito e Predicado
Oração: é uma palavra ou um grupo de palavras que transmitem um pensamento.
As orações sempre tem um verbo.
Numa oração, há geralmente 2 elementos importantes: o sujeito e o predicado.
Observe:
O juiz resolveu a questão.
Quem resolveu a questão? O juiz.
O juiz é o sujeito da oração.
Sujeito é o ser do qual se diz alguma coisa.
O que fez o juiz? Resolveu a questão.
Resolveu a questão é o predicado da oração.
Predicado é aquilo que se diz do sujeito.
Para achar o sujeito perguntamos "quem?" ao predicado.
Para achar o predicado perguntamos "o que?" ao sujeito.
ATIVIDADES
1) Sublinhe o predicado da oração e circule o sujeito.
a) Lucas mandou pintar sua casa
b) Meus irmãos foram à escola pela manhã.
c) Carlos costuma fazer ginástica logo cedo.
d) Ela estudou toda a lição
e) Maria Clara trabalha no restaurante.
==========================================================
14 de setembro
2) Circule os pronomes demonstrativos, possessivos e indefinidos que aparecem no texto a seguir:
Hoje eu cheguei em casa cedo. Gabi e Serginho ainda não voltaram do colégio. Minha mãe está no trabalho. Joice saiu daqui para as compras. Gosto muito de ficar sozinho. O apartamento é pequeno para muita gente. Mais hoje esse silêncio e essa solidão estão me dando uma tristeza.
Agora, separe os pronomes circulados nos itens abaixo:
Pronomes Demonstrativos: ___________________________________________
Pronomes Possessivos: ______________________________________
Pronomes Indefinidos: _______________________________________
3) Sublinhe os pronomes em seguida classifique-os:
a) Minha tia ganhou uma viagem.
b) Poucas pessoas conhecem conhecem este ator.
c) Meu irmão namora aquela garota.
d) Seus cabelos eram longos.
e) Aquele menino está muito doente.
f) Arrume suas coisas para irmos embora.
4) Complete com os pronomes do quadro.
tanto vários diversos alguém
a) Puxa! Nunca comi __________ chocolate.
b) Na mesa havia __________ brinquedos.
c) Comprei __________ pares de sapato.
d) __________ quer entrar?
==========================================================
11 de setembro
Pronomes: Possessivos, Demonstrativos e Indefinidos
Pronomes Possessivos
De minha cama, vejo uma luz azulada.
Explica seu medo de engarrafamento.
As palavras minhas e seu são pronomes possessivos.
Pronomes Possessivos são os pronomes que indicam posse.
Singular:
1ª pessoa => meu, minha, meus, minhas.
2ª pessoa => teu, tua, teus, tuas.
3ª pessoa => seu, sua, seus, suas. (dele)
Plural:
1ª pessoa => nosso, nossa, nossos, nossas.
2ª pessoa => vosso, vossa, vossos, vossas.
3ª pessoa => seu, sua, seus, suas. (deles)
Pronomes Demonstrativos
Esse lápis é seu.
Este livro é meu.
Aquele é meu amigo Eduardo.
Pronomes Demosntrativos são aqueles que indicam o lugar, a posição das coisas, das pessoas, etc. Em relação à pessoa que fala.
Este, Esta, Isto, Estes, Estas
Quando as pessoas ou coisas estão perto de quem fala.
Esse, Essa, Isso, Esses, Essas
Quando as pessoas ou coisas estão perto da pessoa com quem se fala.
Quando as pessoas ou coisas estão longe da pessoa que fala e com quem se fala.
Pronomes Indefinidos
Poucas pessoas conhecem a história.
A palavra poucas é um Pronomes Indefinidos.
Pronomes Indefinidos são aqueles que se referem ao substantivo, dando uma ideia vaga, imprecisa, indefinida.
Algo, alguém, algum, alguma, alguns, algumas;
Nada, ninguém, nenhuma, nenhum, nenhuns, nenhumas;
Tudo, todo, toda, todos, todas;
Cada, qualquer, quaisquer;
Certo, certa, certos, certas;
Mais, menos, muito, muita, muitos, muitas;
Pouco, pouca, poucos, pouca;
Tanto, tanta, tantos, tantas;
Quanto, quanta, quantos, quantas;
Outrem, outro, outra, outros, outras;
Vários, várias;
Diversos, diversas.
ATIVIDADE
1) Sublinhe os Pronomes Demonstrativos:
a) Este lugar é excelente.
b) Vamos conversar com aquelas pessoas?
c) Quem faz isso?
d) É seu esse carro?
==========================================================
04 de setembro
Ditado de Ortografia: ge e gi.
geladeira
giz
girassol
geada
gibi
tigela
geléia
magia
colégio
gênio
==========================================================
21 de agosto
1) Preencha o quadro.
Palavras brasileiro livraria cresceu | Separação Silábica bra-si-lei-ro li-vra-ria cres-ceu | Encontro Consonantal br vr cr | Encontro Vocálico ei ia eu |
2) Complete a seguir utilizando as palavras do quadro:
a) A nova _________________ foi inaugurada ontem.
b) Uma bela árvore _________________na área desmatada.
c) Quem nasceu no Brasil é __________________________.
==========================================================
17 de agosto
O encontro consonantal pode ocorrer:
Na mesma sílaba | Em sílabas separadas | ||
primeiros padrinhos criança controle | pri-mei-ros pa-dri-nhos cri-an-ça con-tro-le | cesta adultos mesma resolveram | ces-ta a-dul-tos mes-ma re-sol-ve-ram |
Fique que por dentro!
Quando indicarem nasalização da vogal anterior, as consoantes m e n não formarão encontro consonantal. A vogal se torna nasal porque parte do ar sai pelo nariz quando é pronunciada Exemplos: atenção, criança. Chamamos o encontro de duas letras que representam um único som de dígrafo.
1) Leia o texto abaixo, separe as silabas das palavras destacadas e circule os encontros consonantais delas.
O computador na escola
Para estudar
O computador é uma ferramenta de comunicação, de lazer e também de trabalho. Além de agilizar uma pesquisa escolar, por meio da internet, você pode redigir um trabalho (se os seus professores o aceitarem digitado no computador), ou utilizá-lo para projetar sobre tela imagens e textos referentes a um trabalho apresentado em classes.
Meu computador, a internet... e eu!, de Jerome Colombain.
Tradução de Adriana de Oliveira, São Paulo: Escala Educacional, 2008.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Acrescente nas palavras seguintes as letras indicadas e forme outras pala- vras. Veja os exemplos.
г | l |
a) pata: _prata_ b) gato: _______________ c) faca: _______________ d) fio: ________________ e) feio: ________________
|
f) caro: _claro_ g) caridade: ____________ h) for: _________________ i) puma: _______________ j) pano: _______________
|
==========================================================
21 de agosto
Pesquisar para amanhã:
concerto:
conserto:
==========================================================
15 de agosto
Aprendendo gramática: Encontro consonantal
Leia este trecho do texto e observe as letras destacadas nas palavras.
"Nos primeiros meses, o casal, os tios, os avós e os padrinhos cuidaram da criança sem dar atenção para o tal aparelho, que ficou esquecido na cesta. Tudo era festa!
Depois de muito choro, pouco sono, sustos e fraldas cada ver mais recheadas de xixicoco, a festa já não era a mesma. Os adulto resolveram que era hora de testar o controle remoto e tornar a vida mais fácil"
O encontro de duas ou mais consoantes em uma palavra
é chamado de encontro consonantal.
==========================================================
Nenhum comentário:
Postar um comentário